Hello, it’s me again! Olá sou eu outra vez!
O primeiro conjunto de entrevistas que realizei foi também o trabalho de universidade que me deu mais prazer e foi sobre o mundo da arbitragem visto de perto. Fi-lo primeiro durante duas (ou será que foram três?!) tardes, onde preocupei-me em estabelecer as melhores perguntas e fi-lo depois na demorada, mas divertida, edição de imagem.
![]() |
Árbitro Duarte Gomes, fonte Kickoff |
Obviamente não fi-lo sozinho, mas sim com a minha colega de universidade, agora jornalista e comunicadora Cláudia Caires Sousa. Somos amigos de longa data e tivemos a sorte de nos termos conhecido na universidade onde fizemos este nosso trabalho, que de certa forma preparar-nos-ia para o mundo jornalístico escrito e online, com o qual nos cruzaríamos depois da faculdade. Foi também o trabalho universitário que mais nos fez caminhar (demorámos imenso para chegar ao Complexo Desportivo Municipal Monte da Galega) daí termos, ironicamente, escolhido a música “I’m Gonna Be (500 Miles)”, uma canção da dupla escocesa The Proclaimers, para banda-sonora do vídeo de apresentação.
O trabalho tinha sido publicado numa outra página, agora inexistente e por sorte consegui recuperá-lo. Venham conhecer o mundo do futebol e dos árbitros portugueses neste post!
Os árbitros são pessoas como as outras
“O mundo dos árbitros portugueses visto de perto” é o título deste trabalho tão pertinente no panorama desportivo nacional, sobretudo porque quisemos demonstrar o quanto os árbitros são pessoas como as outras, têm famílias, amigos, hobbies e atividades que gostam de realizar no seu intenso dia-a-dia. Escolheram esta profissão de juízes de um jogo por amor ao desporto: o futebol. Nas conversas revelaram segredos de profissão, também brincaram sem ofender ninguém, e contaram-nos os desafios dos seus quotidianos.
Estes são os árbitros portugueses...
Entramos rapidamente em contacto com três figuras pertinentes do desporto nacional (e até do panorama internacional): João Capela, Duarte Gomes e Fábio Veríssimo. Todos eles com frutos no mundo da arbitragem. Querem conhecê-los? A voz é da jornalista Cláudia Caires Sousa, enquanto eu fiquei responsável pela captura de imagem.
João Carlos dos Santos Capela nasceu a 7 de agosto de 1974 e é um árbitro profissional da Associação de Futebol de Lisboa. Além disso é Árbitro C1 Internacional.
Duarte Gomes
Com um dos mais largos percursos no mundo da arbitragem portuguesa, Duarte Gomes deixou a carreira de árbitro em janeiro de 2016, pouco mais de meio ano depois desta entrevista ter sido feita. Mesmo assim, continua a ser o mais popular ex-árbitro internacional português. Duarte Gomes nasceu no Funchal a 16 de janeiro de 1973 e também integrou a Associação de Futebol de Lisboa. Atualmente é comentador da SIC, além de ter um projeto pessoal bastante curioso e interessante: o Kickoff - podem conhecê-lo aqui! Duarte Gomes também lançou um livro com o mesmo nome. No seu livro, explica numa linguagem simples e direta as leis do jogo, a interpretação e o esclarecimento de dúvidas relativamente aos casos que costumam gerar mais polémica e a explicação completa sobre a nova tecnologia do video-árbitro, que começou a ser utilizada na época 2017/18.
Fábio Veríssimo
Fábio José Costa Veríssimo é o mais jovem deste trio de árbitros e nasceu a 26 de dezembro de 1982, segundo que integra a Associação de Futebol de Leiria. Também ele é C1 Internacional e árbitro Profissional. Atualmente está de licença por tempo indeterminado e está afastado dos relvados depois de ter sido vídeo-árbitro no Benfica-FC Porto da Allianz Cup. Apesar da polémica, Fábio Veríssimo continua a ser um dos nomes promissores da arbitragem portuguesa.
Em complemento às entrevistas com os árbitros quisemos saber como decorre a sua preparação física, daí possam ouvir o áudio com a Prepadora Física, Carla Silva.
Por fim, e para aproximar as realidades dos árbitros das nossas entrevistámos inclusive a mãe de Duarte Gomes, Fátima Pereira. Fátima Pereira contou-nos os desafios de viver de perto com o mundo da arbitragem e também os prós e os contras da profissão, do ponto de vista familiar.
Querem conhecer e assistir a outras entrevistas? Muito está ainda por vir neste meu blog: Hello From the Other Side by Jesus.
Comentários
Enviar um comentário