Avançar para o conteúdo principal

Como escrever um currículo

É a pergunta que todos fazem, mas que todos têm vergonha de admitir que fazem! Venham conhecer como fazer um currículo passo a passo neste guia especial incluído no site ShopCV


Como escrever um currículo?

Já ouviste falar que um currículo precisa de ser objetivo? Pois claro, mas sabes sequer como escrever um bom currículo? É certo que por todo o lado podes encontrar mil e uma maneiras de como fazê-lo. Se à primeira vista parece um processo muito simples, sem a cautela adequada, arriscaste a transformar uma oportunidade de trabalho única num bicho de sete cabeças.

Hoje em dia temos as redes sociais, os telemóveis, as televisões e temos os computadores como formas de comunicação muito específicas, mas por vezes esquecemos que o curriculum é uma forma de comunicação em si mesmo. Deves contemplar o cv como objeto intermediário, precioso na busca de emprego, mas também na concretização dos teus maiores desafios profissionais. A partir de agora fica a conhecer todos os passos para construíres o teu currículo segundo uma lógica precisa e orientada.

Partes de um currículo

Para melhor estruturar um currículo é possível seguir por um conjunto de partes que não só facilitam a disposição da informação, como a leitura realizada pelos selecionadores. As partes a destacar são as seguintes:

  • Objetivo profissional
  • Experiência profissional
  • Formação académica
  • Competências
  • Idade no currículo
  • Referências no currículo
  • Como criar um currículo

Sabias que elaborar um currículo é uma das práticas de marketing pessoal? O teu cv – sigla que designa curriculum vitae – é um documento de marketing pessoal usado para que literalmente te vendas a uma ou várias firmas. O mesmo deve dizer tudo sobre ti, isto é, sobre o teu historial profissional, sobre as tuas competências e habilidades, e sobre as tuas realizações. Um currículo como guia para um emprego deve sobrelevar que és a melhor pessoa para a vaga de trabalho a que concorres.

O teu objetivo é bastante direto e transparente: provocar o interesse de uma empresa em ti. Só assim conseguirás atenção suficiente para que o documento não fique empilhado no meio de outros tantos documentos similares. Afinal queres tanto este posto de trabalho que terás que fazer de tudo o que está ao teu alcance para que não sejas rejeitado.

Um curriculum é também uma forma flexível de transmitires todas as tuas expectativas pessoais e profissionais. Mesmo assim, pensas que tens coisas mais importantes em que pensar? Bem, enganaste. Trabalhar num currículo pode ser o momento mais determinante do teu futuro. E no momento da entrevista, aquela que marcará a transição numa fase da tua vida, deves transparecer o que está no teu currículo. Se precisares de ajuda podes conhecer os nossos modelos de currículos.

Estética de um currículo

Para começar, sabes o que deve constar em todos os currículos? Seja como académico ou como profissional, deves sempre descrever a tua experiência profissional, a tua educação e formação, os teus conhecimentos, além de elencar um conjunto de habilidades e competências para o cargo a que te candidatas. Mesmo assim, e antes disso, é necessário pensar na estética.

Ou seja, convém decidir, independentemente se crias um currículo do zero ou se escolhes um modelo de cv pré-preenchido, por pequenos detalhes, nomeadamente pela formatação e pela distribuição do texto. Isto porque é a formatação que apela à primeira leitura, e por seguinte, que apela ao enfoque do recruta sobre ti.

Em primeiro lugar, sê o mais simples na escolha do tipo de letra, dos quais constam como mais generalizadas fontes simples como Arial ou Times New Roman. As cores também são importantes, mas cuidado para não utilizares toda a paleta de cores. A neutralidade no currículo é aquilo o que torna mais apelativo, e não o contrário.

Através disso, seleciona algumas palavras-chave em negrito e fá-las sobressair no teu currículo. Cuidado porque deves manter o mesmo estilo ao longo do mesmo.

Querem continuar com a leitura deste artigo? Aqui fica o link de ShopCV

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Madeira e os seus túneis

Hello, it’s me again! Olá sou eu outra vez! Quero começar o dia com o artigo sobre a minha terra-natal, sobre a Madeira e sobre uma das suas curiosidades que talvez muita gente não saiba. Afinal quantos túneis tem a Madeira ? O artigo original foi publicado em Quantos . A  Região Autónoma da Madeira  é conhecida pelas suas ilhas, pelo seu clima ameno mas também pelos seus túneis, fortemente predominantes na Ilha da Madeira devido ao seu relevo. Ao   longo dos anos a ilha tem sido alvo de construções de várias estradas e tunéis bastante modernos.  Queres então ficar a conhecer esta ilha ao pormenor e descobrir  quantos túneis tem a Madeira ? Faz a viagem até ao paraíso na Terra neste artigo. O  arquipélago da Madeira  é uma região subtropical reconhecida pela sua origem vulcânica, pelo seu clima ameno tanto no verão no inverno, e por agrupar um conjunto de ilhas distintas que integram o território português. O  arquipélago está ainda s...

Distância de Portugal de norte a sul

A  República Portuguesa está situada na parte oeste da Península Ibérica  que limita o norte e Leste com a Espanha, e ao sul e a oeste com o Oceano Atlântico. A capital do país é Lisboa. Mas sabes  quantos quilómetros tem Portugal ?  Vem já descobrir neste artigo publicado em Quantos .  Distância do território português O  território de Portugal diz respeito tanto à sua parcela continental , com 89 015 quilómetros quadrados, e um conjunto de dois arquipélagos: o do Açores e o do Madeira. Ambos são designados politica-administrativa de Regiões Autónomas dos Açores (com 2.333 quilómetros quadrados) e da Madeira (com 801 quilómetros quadrados). Então  quantos quilómetros tem Portugal na totalidade ? Na sua totalidade,  Portugal tem uma área de 92 149 km² . Os dados são da  Direcção Geral do Território (DGT) . Segundo a mesma, a medição de Portugal nunca está acabada, porque de ano para ano altera-se o tamanho das suas fre...

Distância da Ponte Vasco da Gama

Hello it’s me again! Olá sou eu outra vez!  Hoje quero dar-vos a conhecer a Ponte Vasco da Gama, e o meu artigo sobre ela, incluído no website Calcuworld .  A Ponte Vasco da Gama é uma das principais pontes do nosso país e também uma das mais importantes pontes da Grande Lisboa, que liga o distrito de Lisboa ao distrito de Setúbal. Queres conhecer  quais as suas principais características desta grande obra arquitectónica  e  quantos quilómetros tem a Ponte Vasco da Gama ? Lê tudo sobre ela neste artigo. A  Ponte Vasco da Gama é a maior ponte de Portugal  e é uma ponte colocada sobre o estuário do rio Tejo, ligando Lisboa e Sacavém ao Montijo e a Alcochete, sendo exatamente esse o principal objetivo da sua construção, ou seja, de aproximar as duas margens. Em  Lisboa a ponte inicia-se na zona do Parque das Nações , onde ocorreu o famoso evento Expo 98, cujo tema eram “Os  oceanos : um património para o futuro”. A sua  constr...